Relato da Atividade de Artes – Práticas de Convivência
Professora Leticia Novakoski, 4° ano. Escola Municipal do Campo Maria de Jesus Ruth de Lima.
No dia 3 de outubro de 2025, as turmas do 4º e 5º ano da Escola Municipal do Campo Maria de Jesus Ruth de Lima participaram de uma atividade especial durante suas aulas de Artes, sob a orientação da professora Letícia Novakoski.
O foco da aula foi a segurança e a boa convivência na escola. Inicialmente, os alunos assistiram a uma vídeo aula do projeto "Vamos Ler" que abordava práticas essenciais de segurança e regras de convivência no ambiente escolar.
Para fixar o conteúdo de forma prática e lúdica, os estudantes realizaram uma atividade sugerida no vídeo. As turmas foram divididas em quatro grupos e desafiadas a criar pequenas encenações (teatro) focadas em quatro habilidades cruciais para um ambiente harmonioso:
Respeitar os demais: Encenar como demonstrar consideração pelas diferenças e opiniões dos colegas.
Ser gentil e educado: Apresentar situações em que a cortesia e a gentileza são importantes.
Resolver conflitos assertivamente: Mostrar como lidar com desentendimentos de forma calma e produtiva, sem agressividade.
Cumprir com as responsabilidades: Dramatizar a importância de realizar tarefas, cuidar do material e seguir as regras da escola.
A atividade proporcionou um momento de aprendizado ativo e colaborativo, permitindo que os alunos explorassem e praticassem de forma criativa as atitudes necessárias para uma convivência escolar positiva.
No dia 3 de outubro de 2025, as turmas do 4º e 5º ano da Escola Municipal do Campo Maria de Jesus Ruth de Lima participaram de uma atividade especial durante suas aulas de Artes, sob a orientação da professora Letícia Novakoski.
O foco da aula foi a segurança e a boa convivência na escola. Inicialmente, os alunos assistiram a uma vídeo aula do projeto "Vamos Ler" que abordava práticas essenciais de segurança e regras de convivência no ambiente escolar.
Para fixar o conteúdo de forma prática e lúdica, os estudantes realizaram uma atividade sugerida no vídeo. As turmas foram divididas em quatro grupos e desafiadas a criar pequenas encenações (teatro) focadas em quatro habilidades cruciais para um ambiente harmonioso:
Respeitar os demais: Encenar como demonstrar consideração pelas diferenças e opiniões dos colegas.
Ser gentil e educado: Apresentar situações em que a cortesia e a gentileza são importantes.
Resolver conflitos assertivamente: Mostrar como lidar com desentendimentos de forma calma e produtiva, sem agressividade.
Cumprir com as responsabilidades: Dramatizar a importância de realizar tarefas, cuidar do material e seguir as regras da escola.
A atividade proporcionou um momento de aprendizado ativo e colaborativo, permitindo que os alunos explorassem e praticassem de forma criativa as atitudes necessárias para uma convivência escolar positiva.
Comentários
Postar um comentário